Beleza, além dos padrões.
16 de julho de 2018
Beleza | Bem Estar | Body and Mind

” Você está muito magra”,  “‘ Você está muito gorda”, ” Se não fosse esse pneuzinho”,  ” O que estraga são as estrias”, ” Nossa quanta celulite”.

Nós mulheres ao longo do tempo estamos acostumadas a ouvir comentários sobre nossos corpos nem sempre dos mais agradáveis, comentários que são impostos pela ditadura da beleza.

Você sabia que :

  • Sete em cada dez mulheres brasileiras sentem pressão para ser bonita. E 66% delas concordam que existe um padrão de beleza. – Núcleo de pesquisa Puc Rio
  • Segundo o Relatório Global de beleza e confiança da Dove que entrevistou cerca de 5.165 garotas com idades entre 10 e 17 anos em 14 países e também mostra que 52% das meninas brasileiras não têm confiança corporal alta. O número é um pouco menor do que a média mundial (54%).

Afinal o que é ser bonita é seguir os padrões impostos? É amar seu corpo com suas imperfeições?

Existe uma linha muito tênue  entre cuidar-se levar uma vida saudável, e  seguir freneticamente com dietas exercícios mirabolantes em busca de padrões inexistentes.

Aceitar-se, amar-se, não significa não cuidar de sí mesmo. Vejo muitas pessoas indo de um extremo ao outro, cuidam-se ao extremo ou simplesmente deixam seu corpo a “ver navios”.

Corpo e mente não são indissociáveis, ou insolúveis. Seu corpo é a sua casa !

Pessoas que cuidam de sua saúde regularmente, praticam atividades físicas, alimentam-se e dormem direito, geralmente são pessoas que pensam positivamente, estão alegres e não deixam a mente derrubar o corpo. Em algumas situações em que estamos cansados psicologicamente, abatidos, desanimados ou tristes, a escolha pela prática de atividade física, seja ela qual for, associada a uma boa alimentação, ajudará a reverter este quadro.

A pesquisadora  Wendy Susuky Neurocientista PHD estuda o efeito de atividades físicas em nosso cérebro.

” Um dos efeitos mais poderosos da atividade física é imediatamente  melhorar o humor. O exercício estimula a liberação de neurotransmissores associados ao bom humor- dopamina, serotonina e noradrenalina. Todos esses neurotransmissores aumentam significativamente com a prática de exercícios, isso é o que chamamos de efeito agudo do exercício. Se você mantém a prática de exercícios regularmente, você irá manter esses efeitos por mais tempo. Exercícios pela manhã fazem com que seu cérebro trabalhe melhor e mais tempo pelo resto do dia. Essa é a chave para perdurar sua habilidade de manter o foco e sua memória de longo prazo”. Wendy Susuki- Forbes

Portanto meu conselho é : NÃO SIGA PADRÕES DE BELEZA, CUIDE-SE :CUIDAR-SE TAMBÉM É UM ATO DE AMOR PRÓPRIO, NÃO SE COMPARE A OUTRAS PESSOAS- CADA UM TEM SUA HISTÓRIA,  VOCÊ É MAIS QUE UM CORPO, MAS SEU CORPO TAMBÉM FAZ PARTE DE QUEM VOCÊ É!

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