Agulhamento seco
18 de Março de 2014
Bem Estar | Dicas

E no post da semana venho falar sobre uma técnica que estou utilizando muito durante a temporada de 2014, é o agulhamento seco.Pra quem não acompanha meu histórico estou com uma contratura muscular nas costas e tive excelentes resultados com esse tratamento, então pedi ao meu fisioterapeuta Douglas Gil do Instituto Vita para que nos explicasse melhor a respeito:
Uma nova técnica de fisioterapia manipulativa baseada em estudos e evidências científicas chamada de AGULHAMENTO SECO ou DRY NEEDLING, está fazendo muito sucesso nas clínicas por promover um grande alívio para os pacientes que sofrem de dores musculares.
Utiliza-se as mesmas agulhas da acupuntura que são inseridas nos pontos gatilhos de dor em diferentes partes do corpo, como trapézio, quadríceps, cervical, lombar, dorsal e até face.
As agulhas aplicadas nos pontos gatilhos desencadeiam a diminuição da dor e promovem o relaxamento da tensão muscular, além de diferentes reações fisiológicas e mecânicas.
É como realizar uma pressão provocando a liberação do espasmo e a melhora da oxigenação do tecido muscular. Essa técnica já é conhecida como “Digito pressão em pontos gatilhos de dor”.

A grande vantagem do agulhamento é promover um resultado melhor e bem menos doloroso para o paciente, tornando-se mais atrativo.

Desenvolvida na Austrália, é muito diferente da acupuntura que utiliza os meridianos corporais e a busca do equilíbrio energético entre o Yin e Yang.

Entre outras diversas indicações, a técnica pode ser utilizada no tratamento de dores e contraturas musculares, enxaquecas, fibromialgias, LER e DORT, cervicalgias, lombalgias e em diferentes partes do corpo que apresentem lesão de origem muscular.

Comentários

comentários