Arquétipos
17 de Março de 2019
Bem Estar

Você já ouviu falar em arquétipos?

Arquétipo é um conceito elaborado por Carl Gustav Jung, definido como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo, que ele define como sendo a parte mais profunda do inconsciente humano. Os arquétipos portanto, são indissociáveis da nossa psique, estão presentes em nosso inconsciente e chegaram até ali através da herança genética que recebemos dos nossos ancestrais, ou ainda, de um grupo étnico ou civilização em que estamos inseridos. Eles não fazem parte das nossas memórias num nível consciente. Eles podem ser compreendidos como um conjunto de informações inconscientes, que exercem grande influência sobre o comportamento e até mesmo sobre as crenças do ser humano.
E de donde vêm os arquétipos? Suas origens são tão antigas quanto a nossa própria existência e estão calcadas em crenças repetidas ao longo de milhares de gerações, eternizadas através da tradição oral, da difusão de histórias construídas ao longo do tempo, que deram origem às mitologias, lendas e contos de fadas. Por que nos identificamos com histórias? Porque elas são construídas a partir de arquétipos que habitam nosso inconsciente. Por mais éticos que sejamos, muitas vezes nos identificamos tanto com o herói quanto com o vilão de uma determinada história: ambos arquétipos fazem parte do nosso imaginário e representam uma expressão autêntica do nosso inconsciente. Talvez isso explique o fato da figura do anti-herói ser tão popular, pois ela reúne o melhor e o pior de cada um deles.
Os aspectos masculino e o feminino são opostos complementares que refletem o princípio da criação. São também conhecidos na cultura indiana como Shiva (masculino) e Shakti (feminino), e no Taoísmo como Yin(feminino) e Yang (masculino).
A interação dessas qualidades masculina e feminina tem influência decisiva para a saúde e felicidade humanas. O projeto Missão Mulher é um programa de exercícios onde conseguimos alinhar nossa energia feminina e masculina, entender a ligação dos arquétipos com o feminino e autoestima.

Para saber maiores informações clique no link Missão Mulher

Comentários

comentários