Os princípios da alta performance

Depois de muitos anos atuando como bailarina e atleta profissional e hoje com desenvolvimento e comportamento humano, quero trazer a luz  os princípios da alta performance.

Muitas pessoas buscam melhores resultados, mas nem sempre tem clareza de quais áreas  precisam ser desenvolvidas além de um aprimoramento por exemplo na sua área de trabalho.

É por isso que existem muitas pessoas inteligentes  e que muitas vezes não desenvolvem  alta performance.

Pilares que você precisa desenvolver para alta perfomance:

Performance física

Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim colocar o seu corpo em movimento de uma maneira onde você faça uma alimentação que nutra seu corpo te deixando mais produtivo e melhorando sua saúde cognitiva.

Ainda nesse mesmo pilar sabemos que dormir é fundamental para um bom desempenho: a sleep foundation nos diz que adultos saudáveis devem dormir em média de 7 a 9 horas por noite, dormir também melhora sua atenção, foco, memória, humor e tomada de decisão.

Sabemos ainda que dentro desse pilar temos os exercícios físicos que com os benefícios já tão falados e conhecidos evita diversos tipos de doenças, mas o que  vem sendo trazido é que além disso exercícios também são responsáveis por aumentar a vida dos neurônios, aumentar a memória de curto prazo e aumentar a produtividade.

Performance mental

–  Com todos os pilares da sua saúde física bem desenvolvidos, já podemos dizer que também é um grande passo para a saúde mental!

Estudos mostram por exemplo que pessoas com depressão que fazem o tratamento medicamentoso junto com exercícios físicos tem menores chances de voltar ao quadro depressivo, por exemplo.

Desenvolver atividades que te deixam no estado de flow, também tem demonstrado um papel bem importante para desenvolver foco e para ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.

Meditação, Yoga, exercícios físicos, praticas respiratórias são bons exemplos disso.

Performance emocional

Reconhecer suas emoções, reconhecer causas e gatilhos que levam a ansiedade, stress.

Aprender e entender o que verdadeiramente está por trás de cada emoção sentida, nos ajuda a desenvolver a autoconfiança e a autodisciplina em busca de resultados melhores.

Performance cognitiva

Aprenda a desenvolver e aprimorar seus talentos, muitas pessoas perdem seu tempo focando sua atenção naquilo que elas não são tão boas, foque naquilo que você já é bom e se torne o melhor.

Estude, leia livros, faça exercícios  aprenda novos idiomas.

Why a sedentary lifestyle will ruin your business

Much is already known about the benefits of physical exercise on our body, but what many people still don’t know or have little knowledge of is that physical exercise plays an extremely important role in our performance and cognition.

In a literature review Falk (2016) suggests that a sedentary lifestyle is associated with a reduction in cognitive functions, as well as a decline in it, which can lead to dementia.

It is known that exercise plays an important role in the development and maintenance of some of the cognitive functions. According to Basso (2015), evidence in humans shows that physical activity or improving physical conditioning promotes morphological changes in the brain and can improve some cognitive functions such as learning, memory and executive function.

Okay, but what is the executive function?

Executive function is linked to problem solving and can be conceptualized as a group of cognitive abilities that allow the execution of actions in order to achieve a goal.

It is known that cognitive functions are affected in different ways by the practice of physical exercises with different intensities; some of these functions perform better than others influenced by physical exercise.

During the bibliographical survey carried out for this review, it is possible to observe that most of the studies carried out with resistance training have as their main motto elderly individuals who present, greater declines, motor, cognitive, physiological and loss of strength, strength exercise seems to be related to improvement in these systems and consequently improves mood (related to the social part provided by exercise) and cognitive functions. Therefore, there is a gap in the literature with studies focused on resistance exercises in different age groups and protocols.

 

In a study with individuals of both sexes, minimally active, with acute aerobic exercises at different intensities (intense and moderate) Lee 2007 observed that individuals who performed exercises with greater intensity in a period of 30 minutes obtained better results in cognitive tests that assess the attention and increase of BDNF that was verified through blood markers.

But what is BDNF? It’s a family of proteins that enhance the life of your neurons, they can also be found in heart, liver, adipose and skeletal muscle tissue. In brain tissue, its presence is often reported in the hippocampus which is directly linked to learning.

In other words, physical exercises have the power to improve decision-making and increase the lifespan of neurons, making people perform more in all areas of their lives.

How long will people and companies neglect physical exercise as an important part of their business?

Porque o sedentarismo vai acabar com a sua empresa

Muito já é sabido sobre os benefícios dos exercícios físicos no nosso corpo, mas o que muita gente ainda não sabe ou tem pouco conhecimento é que o exercício físico tem um papel extremamente relevante na nossa performance e cognição.

Em uma revisão de literatura Falk (2016) sugere que o sedentarismo está associado com uma redução nas funções cognitivas, bem como no declínio da mesma podendo levar a demência.

É sabido que o exercício desempenha um papel importante no desenvolvimento e manutenção de algumas das funções cognitivas. Segundo Basso (2015) evidências em humanos mostram que atividades físicas  ou  a melhora do condicionamento físico, promove mudanças  morfológicas no cérebro e pode melhorar algumas funções cognitivas como: aprendizado, memória e função executiva.

Certo, mas o que  é a função executiva?

Função executiva está ligada a resolução de problemas e pode ser conceituada como um grupo de capacidades cognitivas que permitem a execução de ações a fim de atingir um objetivo.

Sabe-se que funções cognitivas são afetadas de diferentes maneiras pela prática de exercícios físicos com diferentes intensidades; algumas dessas funções apresentam melhor desempenho do que outras influenciadas pelo exercício físico.

Durante o levantamento bibliográfico feito para essa revisão é possível observar que a maioria dos estudos realizados com treinamento resistidos tem com mote principal indivíduos idosos que apresentam,  maiores declínios, motores, cognitivos, fisiológicos e perda de força o exercício de força parece estar relacionado a melhora nesses sistemas e em consequência disso melhora no humor ( relacionado com a parte social proporcionada pelo exercício) e nas funções cognitivas. Portanto nota-se uma lacuna na literatura com estudos voltados a exercícios resistidos em diferentes faixas etárias e protocolos.

Em um estudo com indivíduos de ambos os sexos, minimamente ativos, com exercícios  aeróbios agudos em diferentes intensidades (intensa e moderada) Lee 2007 observou que  indivíduos que realizaram exercícios com maior intensidade em um período de 30 minutos obtiveram melhores resultados em testes cognitivos que avaliam a atenção e aumento do BDNF que foi verificado através de marcadores sanguíneos.

Mas o que é BDNF?  É uma família de proteínas que aumentam a vida dos seus neurônios, elas também podem ser encontradas no tecido cardíaco, hepático, adiposo e musculoesquelético. No tecido cerebral, sua presença é frequentemente relatada no hipocampo que está diretamente ligado a aprendizagem.

Ou seja exercícios físicos tem o poder de melhorar a tomada de decisão e aumentar o tempo de vida dos neurônios fazendo com que pessoas tenham mais performance  em todos as áreas de suas vidas.

Até quando as pessoas e as empresas irão negligenciar os exercícios físicos como parte importante da sua empresa?

Porque você deveria construir uma cultura de saúde na sua empresa

Muitas pessoas acreditam que saúde é a ausência de doença.

Mas esse conceito é extremamente equivocado, a saúde é algo muito mais amplo do que ” não estar doente”.

Estar saudável significa que você está se alimentando bem, dormindo bem, que está ativo fisicamente e que  tem níveis de stress e ansiedade controlados.

O fato é que se você está acima do peso sua saúde já está comprometida.

Segundo a  World Obesity, hoje, 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade, com um bilhão a mais em risco de desenvolver sobrepeso ou obesidade. Isso inclui 39 milhões de crianças menores de 5 anos em 2020 e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em 2016. As mortes por DCNT atribuíveis à obesidade aumentaram para 5 milhões por ano e o número de pessoas com obesidade – e sem cuidados adequados.

Pessoas com obesidade liberam citocinas inflamatórias que podem levar a síndrome metabólica que  é um conjunto de alterações que elevam o risco cardiovascular e a taxa de mortalidade. Entre suas características estão o excesso de gordura na região abdominal, níveis elevados de triglicérides, alterações nos valores do colesterol, glicemia e pressão arterial e aumento de circunferência da cintura (o que pressupõe a adiposidade abdominal). Já o processo inflamatório é caracterizado pela secreção de substâncias pelo tecido adiposo, as quais são capazes de elevar o risco cardiovascular.

Exercícios físicos no ambiente de trabalho ajudam a diminuir a taxa de pessoas com obesidade e sobrepeso, já existem estudos que nos mostram que pessoas fisicamente ativas melhoram sua cognição ( tomada de decisões e memória) além de melhorar o humor.

E além dos exercícios melhorarem o desempenho e as funções cognitivas, já sabemos que vários componentes da dieta foram identificados como tendo efeitos sobre as habilidades cognitivas. Fatores dietéticos podem afetar
múltiplos processos cerebrais, regulando vias de neurotransmissores ,transmissão sináptica, fluidez de membrana e vias de transdução de sinais.
O conhecimento já acumulado, aliado às recentes descobertas, permitiram identificar vários mecanismos que associam a saúde do cérebro com a alimentação e a nutrição. Entre os principais aspectos nutricionais mais claramente relacionados com o desempenho cognitivo, estão o fornecimento de energia para o cérebro(especificamente a implementação de determinados alimentos ou ingestão de carboidratos), o consumo de proteínas e ácidos graxos, especialmente ômega 3, e de micronutrientes, como ferro, vitaminas do
complexo B e antioxidantes.

Pensar em saúde é muito mais do que dar um bom convênio médico para os funcionários da sua empresa, é ter uma cultura de saúde que beneficia tanto os colaboradores quanto a empresa.

Se você ainda trabalha no modelo antigo deveria repensar toda a cultura da sua empresa

Como perder a gordurinha das costas

Muitas pessoas temem as gordurinhas localizadas, incluindo aquela gordurinha das costas que fica aparente quando vestimos nossas roupas.

Mas existe algo que você precisa saber!

Nosso corpo não consegue queimar gordura em um só lugar! Isso mesmo!!

Seria ótimo determinar onde queremos emagrecer primeiro não é mesmo?

Entenda que para emagrecer você precisa entrar em déficit calórico, mas o que é o déficit calórico?

É consumir menos calorias e gastar mais energia!!

Consumir menos calorias não significa, retirar alimentos do seu dia a dia como carboidratos por exemplo, erra quem pensa que carboidrato é o grande vilão do emagrecimento. Eles são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo eles são responsáveis por nos fornecer energia, para atividades tanto físicas como intelectuais.

Então o que você precisa é:

Comer carboidratos com baixo índice glicêmico

Comer frutas, legumes e verduras

E comer em quantidades adequadas ao seu objetivo em cada refeição.

Para gastar mais energia você precisa fazer exercícios e quando digo fazer exercícios não estou me referindo a aquela caminhada leve   de 30 minutos que muitas pessoas fazem.

Exercícios que queimam calorias são exercícios na intensidade correta, tanto os aeróbios quanto os de força!

E para quem ainda não sabia exercícios de força também ajudam muito a emagrecer!!!!

No caso da gordurinha das costas opte por fazer exercícios como as remadas por exemplo que podem ser feitos tanto na academia quanto em casa!

Bora queimar essas gordurinhas?

Aproveita e me segue no instagram @marinahaddad.real

Descanso, aprendizagem e exercícios físicos.

Descanso, aprendizagem e exercícios físicos.

O descanso é um mecanismo de extrema importância para o organismo.

Ele está relacionado a processos fisiológicos e cognitivos, humor , memória de longo prazo (responsável pela aprendizagem) e função executiva que é  definida como um conjunto de habilidades, que de forma integrada, possibilita ao indivíduo direcionar comportamentos a objetivos, realizando ações voluntárias. Tais ações são auto organizadas, mediante a avaliação de sua adequação e eficiência em relação ao objetivo pretendido, de modo a eleger as estratégias mais eficientes, resolvendo assim, problemas imediatos, e/ou de médio e longo prazo.

Apenas um dia sem descanso tem um decréscimo na performance em tarefas consideradas monótonas, como por exemplo, ler assistir aulas ou trabalhar no computador.

A privação de descanso mesmo que por poucas horas afeta consideravelmente  a percepção emocional, compreensão e expressão e o controle emocional, 2 noites de sono apresentam uma queda considerável nos níveis de pensamentos positivos, 

 

Seria possível aumentar o nível de aprendizagem e o desempenho através dos exercícios físicos? Sim, existem maneiras de utilizar seu corpo para que você possa promover um maior desempenho e,  seu cérebro eos quais ele

precisa de descanso . E por descanso não entenda dormir até as três da tarde nos fins de semana, mas sim fazer algumas atividades físicas que podem melhorar suas funções cognitivas.

Não só o descanso é capaz de promover descanso para a mente. As atividades físicas aeróbicas, apesar de mais intensas, oxigenam o cérebro e incentivam a produção de hormônios que proporcionam bem-estar. Esse grupo de exercícios é capaz de potencializar as funções cognitivas, melhorando o raciocínio lógico, a atenção, o foco e a memorização.

Portanto um bom desempenho cognitivo está ligado ao sono, a prática de exercícios e ao emagrecimento!